Diário transbordo: Bolso por bolso


Hoje fui atingido por um problema infeliz, pior que farpa debaixo da unha.

Dirigi-me à agência do banco no qual sou correntista (não precisa dizer que é o Banco Real/Santander) disposto a adquirir um empréstimo. Quase finalizando o serviço, me deparo com um tal de Seguro Prestamista e não me contenho, indo atrás de mais explicações. Não só descubro que iria adquirir algo que não solicitei, como também fico sabendo que não vou poder tomar o empréstimo sem este vir acompanhado do infame já citado.

Como consumidor informado que sou, questiono, afinal sei muito bem que nenhum tipo de seguro é obrigatório, mas a gerente da agência, senhora Ivoneide (a mulher mais dissimulada que já conheci), insiste que só poderei sair satisfeito se o fizer nos conformes dela. Não me contentando, recorro ao Banco Central que me instrui a não aceitar esse tipo de prática ilícita conhecida como venda casada, termo comum no meio financeiro, e em outros também.

Retornando a ligação para a queridíssima gerente, ouço a explicação estapafúrdia de que o seguro é totalmente obrigatório e mais, que o sistema do banco não libera a adesão ao empréstimo sem que se conclua também a adesão ao Prestamista. Pior, ainda tem a cara-de-pau de afirmar que o contrato da empresa na qual ela trabalha está errado ao dizer que tal seguro é opcional.

Obviamente, não me aquietei. Entrei em contato com o setor de reclamações do banco referido e prestei minha queixa da qual aguardo resposta. Se não resolver, vou repetir a ação junto ao BC e abrir um processo no tribunal de pequenas causas do meu munícipio, mas não descanso enquanto essa mulher não aprender a lição.

Nem todos são burros e ignorantes, mas mesmo esses merecem respeito. E a postagem serve apenas como um manifesto para que as pessoas se atentem, mas não aos berros e com argumentos sem sentido, e sim se munindo com informações concisas e plenas.

Ah! E que fique claro que a instituição financeira citada é apenas um exemplo entre tantas que recorrem às mesmas práticas de engodo.