Prosa e pensamento: Inspiração é para amadores


Venho lutando nos últimos tempos para conseguir engatar algum tipo de trabalho escrito. Agora que as situações convergem e são favoráveis - me sobra tempo, estou com um computador funcional, tenho inspiração de sobra - não consigo me concentrar para dar início ao meu tão sonhado romance. Quer dizer, começar eu sempre começo. O problema reside na continuação da escritura e no seu fim.
.
Assim sendo, tenho conversado constantemente com um amigo de vida e literatura a fim de encontrar conselhos que me façam pregar a bunda na cadeira, fixar a mente na página em branco do Word e, principalmente, escrever. Numa dessas divagações a dois, ele me contou que, apesar de não concordar muito com Raimundo Carrero, numa coisa ele está certo: escrever não é só inspiração e prazer, é trabalho também. E é no trabalho que reside a maior parcela daquilo que vai te impulsionar a prosseguir, a não deixar que a preguiça tome de assalto sua obra, cuspa nela e peça para você se entregar a programas vespertinos de TV.

No trabalho, muito mais que na inspiração, está a capacidade de fazer com que uma ideia se transforme realmente no tão sonhado livro, e claro que aqui não me refiro a aptidões e capacidades para tal feito, pois isto se subentende que você já possua.

Ainda sem conseguir me entregar totalmente a tal perspectiva, eis que o amigo já citado, João Paulo (através deste link você acessa o blog dele) me indica um texto de um cara chamado Chuck Close (outro link) que fala justamente sobre inspiração e trabalho e sobre como os dois aspectos devem funcionar na feitura da arte como um todo. Achei tão inspirador que resolvi reproduzi-lo aqui no Caio em Coluna. Como tal fragmento era em inglês e qualquer tradução poderia deixar uma mácula profunda nos dizeres de Close, resolvi mantê-lo no formato original e aqueles que desejarem o português podem se utilizar do tradutor do Google ou qualquer outro recurso similar.

Assim sendo, vamos ao texto que fala basicamente que "Inspiração é para amadores; o resto de nos simplesmente surge e começa a trabalhar." Uma facada no coração da inspiração, não?

"The advice I like to give young artists, or really anybody who'll listen to me, is not to wait around for inspiration. Inspiration is for amateurs; the rest of us just show up and get to work. If you wait around for the clouds to part and a bolt of lightining to strike you in the brain, you are not going to make an awful lot of work. All the best ideas come out of the process; they come out of the work itself. Things occur to you. If you're sitting around trying to dream up a great art idea, you can sit there a long time before anything happens. But if you just get to work, something will occur to you and something else that you reject will push you in another direction. Inspiration is absolutely unnecessary and somehow deceptive. You fell like you need this great idea before you can get down to work, and i find that's almost never the case."
.