Listas: Afádicos

Não que um ateu precise de reforço, mas em um país onde um dos maiores preconceitos recai sobre estes "descrentes", qualquer ajuda é sempre bem-vinda, principalmente quando esta vem de pessoas normalmente mais esclarecidas, com maior ligação com o mundo e seus fatos, comprovando minha singela teoria que a crença alucinada e desmedida casualmente ocorre sobre aqueles menos preparados intelectualmente. E fiquei feliz ao encontrar essa lista de pessoas famosas (repare que não há nenhum BBB nela), que declararam abertamente não acreditarem em Deus. A lista foi originalmente publicada no blog Blogueiras Compulsivas (que nome horrível), e agora a trago para o Caio em Coluna.
.
Brad Pitt

Em 23 de julho do ano passado, durante entrevista à revista alemã Bild, o astro foi questionado sobre sua crença em Deus e respondeu: "Não, não, não... Eu sou 20% ateu e 80% agnóstico."
.
.
Juliane Moore
.
Em 2002, numa entrevista no Actor's Studio, perguntaram à atriz Juliane Moore o que ela diria a Deus se o encontrasse ao chegar ao céu. "Uau! Eu estava errada. Você realmente existe", foi sua resposta.
.

Bruce Lee
.
Em 1972, o jornalista Alex Ben Block perguntou qual a religião de Bruce Lee e ele respondeu: "Absolutamente nenhuma". O jornalista então, quis saber se ele acreditava em Deus e Lee disse: "Para ser bem honesto, eu realmente não acredito."
.

Eddie Vedder

Em um show do Pearl Jam no Seattle's Memorial Stadium, em 22 de julho de 1998, Eddie comentou o clima dizendo: "Eu agradeceria a Deus, mas não acredito que ele exista." Ele também já mencionou o assunto em várias entrevistas.

Sean Penn

Em uma entrevista para a edição de dezembro de 1988 da revista George, o ator disse ao jornalista Nick Torches que era agnóstico.

Matt Groening

O jornal Denver Post publicou, em 1999, um perfil do criador dos Simpsons onde ele dizia: "Tecnicamente eu sou agnóstico, mas acredito no inferno - especialmente depois de ver a programação de outono da TV."
.

Zac Effron

Na edição de agosto de 2007 da revista Rolling Stone, Effron explicou: "Fui criado em uma família agnóstica, então nós nunca praticamos religiões, mas meus pais eram muito severos."
.
.
Woody Allen
.
"De vez em quando eu invejo as pessoas que são naturalmente religiosas, sem ter passado por lavagens cerebrais ou cooptadas por indústrias organizadas", disse um Woody Allen nem tão judeu assim.
.
.
Jodie Foster
.
Em 2007, a atriz disse: "Amo religiões e rituais, mesmo sem acreditar em Deus. Celebramos as datas religiosas com as crianças e elas adoram. E quando elas perguntam se são judias ou católicas, digo que poderão escolher quando tiverem 18 anos."
.

Alex Kapranos

Em uma entrevista ao site britânico The Mind's Construction Quartely, o vocalista da banda Franz Ferdinand não hesitou. Na pergunta "Ateu ou crente?", respondeu: "Ateu."
.
.
Achei curioso o comentário do leitor Victor Valente ao blog onde esse post foi originalmente publicado: "Apoio todos eles. Às vezes eu acredito em Deus, mas me considero 70% ateu". Mais contraditório impossível!

Já Paulo Sena disse: "Acreditar em Deus é uma experiência de transcendência. Exige uma forma de inteligência que abandona o racional e coloca o encontro com você mesmo, com o outro e com Deus como pressuposto de viver para sempre... Ser ateu ou agnóstico é uma forma de relação com Deus, pois essas denominações existem a partir do referencial Deus."

Por sorte, o leitor identificado apenas como Lemon surgiu para resolver tais questões: "Eu não acredito em fadas, então vou me chamar de afádico. Portanto, ser afádico é uma forma de relação com fadas? Interessante seu raciocínio. Palavras muito profundas e, como sempre, deduções muito lógicas."