Listas: Geração sessão da tarde


Visitando alguns blogs, encontrei essa interessante postagem que resolvi republicar aqui por um motivo bem óbvio: compartilho da mesma nostalgia que o criador do post, Tiago Pereira, da página Papos & Goles. Sendo assim, nada melhor que relembrar filmes que marcaram a nós, crianças dos anos 80, numa época que não volta mais.

Os Goonies

Talvez o melhor filme que represente o termo "Sessão da Tarde". Cheio de aventura, suspense, emoção, mocinhos, bandidos, criaturas estranhas, piratas e um final feliz. Como não se emocionar com a amizade entre Gordo e Sloth ou com o primeiro beijo de Mickey? É um filme de Steven Spielberg até hoje muito lembrado.

Curtindo a Vida Adoidado

"Bueller? Bueller?" - dizia o professor na sala de aula durante a chamada, mas é claro que Ferris já tinha deixado a classe há uns bons minutos e estava curtindo a vida com sua namorada e seu amigo frustrado, cantando ao som de Twist and Shout no centro de Chicago. Até hoje, um dos filmes mais memoráveis de John Hughes.

De Volta para o Futuro

Esse é de Robert Zemeckis quando ainda não fazia animações em 3D. Claro que o primeiro é o melhor da trilogia, mas os outros não deixam nada a desejar. Quem nunca quis um DeLorean, ou um skate sem rodas como o de Martin? Viajar no tempo então, nem se fala...

Jamaica Abaixo de Zero

Esse eu achava que era chato, como havia alguns filmes de Sessão da Tarde que colocavam crianças para dormir mais cedo, mas quando resolvi dar uma chance a ele, me rendi. Para quem nunca viu, vale a pena.

Namorada de Aluguel

Muito antes do sucesso de Patrick Dempsey com mulheres na vida real, depois do seu personagem na série Grey's Anatomy, ele precisava pagar para garotas namorarem com ele, assim como nesse clássico.

E.T. - O Extraterrestre

Nunca entendi a necessidade desse subtítulo brasileiro, como não entendo os da maioria, mas me emocionei e até tive medo com esse clássico de Spielberg e do cinema. Afinal, quem não gostaria de ter um amigo esquisitão como E.T. e passar pelas aventuras do garoto após encontrá-lo? "E.T., telefone minha casa..."

Os Trapalhões

Esse que Tiago citou, Os Trapalhões e o Rei do Futebol, realmente não me recordo, mas há muitos outros filmes impagáveis dessa trupe bem antes da bobinha Turma do Didi. O meu preferido até hoje é Os Trapalhões na Terra dos Monstros, apesar de saber que as preferências da maioria datam bem de antes deste.

A História Sem Fim

Ah! O que dizer desse filme? Logo eu que sou, até hoje, um viciado em fantasia... As viagens de Bastian que têm início quando ele "pega emprestado" o livro da biblioteca do Sr. Koreander até hoje são vívidas em minha memória, e se tornaram ainda mais fabulosas depois que li o livro de Michael Ende, que por sinal recomendo.

Karatê Kid

Sim. Também quis ser como Daniel Sam e aprender a lutar daquele jeito para dar uns bons tapas em algumas crianças da minha época. Porém, aquela história de ficar pintando cercas e lavando carros em movimentos repetitivos não me atraía muito.

A Lagoa Azul

Esse é definitivamente um filme para meninas, mas tinha Brooke Shields, então valia a tarde.

Indiana Jones

Esse vale pela trilogia, e não por seu deplorável quarto episódio. E assim como disse Tiago Pereira em seu blog, também acho o melhor Indiana Jones e A Última Cruzada, com os três desafios no final que nos deixam quebrando a cabeça até que percebemos quão simples são.
Ah! Esse também é de Steven Spielberg. Ainda duvidam da capacidade do cara... Tsc, tsc.

O Vôo do Navegador

Ainda "viajo" nesse filme e assim pretendo continuar sem precisar reassisti-lo. Trata-se da história de um garoto que é sequestrado por uma nave alienígena que recolhe espécimes de vários planetas para análise. Quando ele consegue retornar para casa, descobre que todos envelhecem, menos ele. Esse é um clássico do Cinema em Casa, do SBT.

Nerds

"Lambda! Lambda! Lambda!"

Porky's

Porky's é foda. Sem mais comentários.

Superman

Eu já pulei da mesa para o chão tentando voar, mas Cristopher Reeve fazia parecer uma coisa tão simples, assim como inverter a rotação da Terra para que o tempo voltasse e Louis Laine pudesse ser salva.

Rocky e Rambo

Sylvester Stallone distribuiu socos e balas nas duas séries que o tornaram o que ele é hoje. Suas atuações eram tão brilhantes que só conseguíamos diferenciar um do outro por causa da metralhadora nas mãos, característica do Rambo.

Esqueceram de Mim

Só valem aqueles estrelados por Macaulay Culkin, e estes são fenomenais. Sempre tive vontade de morar em uma mansão daquelas para conseguir reproduzir os mesmos planos de Kevin. Coitados dos bandidos que nunca me assaltaram!

Quero Ser Grande

Tom Hanks, no começo de seu estrelato, brincando de ser um garoto que queria ser grande.

Férias Frustadas

Adam Sandler e ouros comediantes mais novos são bons, mas não chegam aos pés de Chevy Chase em seu auge. Ele acabou com as férias de sua família e ainda levou a tia morta no bagageiro do carro durante parte da viagem.