Crítica: Vega 4


Desde julho não falava sobre música no Caio em Coluna, então estou aqui para pagar minha dívida com aqueles que sempre me pedem postagens mais sonoras neste blog. Tendo, nesses últimos meses, conhecido algumas bandas, foi dificil optar por uma para essa postagem, mas como sempre, recaí no "meu estilo preferido e indefinido de música" e resolvi abrir este espaço para Vega 4, um grupo inglês apenas no nome.

Os quatro músicos já surpreendem pela sua diversidade, vindos dos mais diversos locais do globo. Um é da Irlanda do Norte, outro de Portugal, o terceiro do Canadá e o último vem da Nova Zelândia. Como eles se conheceram? Nem me pergunte! Além das culturas e regiões diferentes, eles compõem um rock leve e vibrante e o destilam por seus dois álbuns até agora lançados: You and Others e Satellites.

A banda, que vagava oficialmente desde 2001, só veio ter seu ápice, e isso significa despontar nos Estados Unidos, em 02 de novembro de 2006 quando a canção Life is Beautiful apareceu num episódio da série Grey's Anatomy. Como sempre, apesar dos trabalhos brilhantes já feitos, esses compositores são injustamente relegados ao lado b até terem uma oportunidade mais digna. Mas antes tarde do que nunca! Vega 4 surgiu e trouxe canções fantásticas consigo, desde aquelas que podemos escutar na hora de dormir, passando pelas infinitas "dores-de-cotovelo", até rocks mais "pesados" e instigantes.

Entre dois cd's, um punhado de músicas, e até um flerte com Scarlett Johansson, Vega 4 veio e desapareceu... Desde 2007, até onde eu saiba, não lançaram mais nada. Em pesquisas pela internet, não encontrei notícias e mesmo o domínio da banda na internet já não existe mais. Se alguém souber sobre o paradeiro do grupo, deixe um comentário me avisando. Enquanto isso, resta a nós, meros mortais, nos deleitarmos com as perfeitas canções que foram deixadas para nossos ouvidos. E se você ainda não conhece Vega 4, o faça através dos vídeos que postei logo abaixo. São de Life is Beautiful e You and Me, respectivamente.