Estamos nos aproximando da maior festa do cinema mundial, o Oscar. Apesar de criar diferentes opiniões sobre sua validade, uma coisa é inegável: ganhar uma estatueta dourada eleva qualquer participante de um filme a um status inimaginável. Quantas produções tiveram sua chance nas salas de cinema graças a um prêmio de melhor filme? Quantos atores, atrizes e diretores tiveram sua carreira alavancada por causa de um prêmio desses? Não tem jeito! Injusto ou não, o Oscar é a maior referência que uma pessoa ou obra poderá ter em sentido de premiações cinematográficas.
.
Com os dias sendo contados, o Caio em Coluna resolve fazer uma série de postagens para acompanhar a contagem regressiva. E nada melhor que começarmos com aqueles que foram os grande agraciados pela estátua mais cobicada do cinema mundial. Segue agora a listagem dos 15 maiores vencedores de oscares da história da sétima arte.
8 Oscar
15. A Um Passo da Eternidade
O filme de Fred Zinnemann, de 1953, teve 13 indicações e levou oito, incluindo o de Ator Coadjuvante para Frank Sinatra.
14. E O Vento Levou...
Sempre citado em listas de cinema, inclusive por ter uma das maiores bilheterias de todos os tempos, a obra de 1939 também teve treze indicações.
13. Minha Bela Dama
De 1964, esse musical despretensioso contou com 8 prêmios das 12 indicações que teve.
12. Sindicato dos Ladrões
O mito Marlon Brando abocanhou o Oscar de Melhor Ator na produção de 1954. Também contou com 12 indicações.
11. Amadeus
A obra-prima de Milos Forman levou para as telas de cinema a eterna rixa entre o gênio Mozart e seu rival Salieri. Travando uma batalha diferente, seus protagonistas conveceram a Academia e levaram para casa os principais prêmios da noite, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator para F. Murray Abraham. O filme de 1984 teve 11 indicações.
10. Gandhi
Quando ainda não tinha conquistado o eterno papel de mentor em todos os seus filmes, Ben Kingsley levava para casa o prêmio de Melhor Ator na produção de 1982, contando com outros 8 prêmios das 11 indicações que teve.
09. Cabaret
Na faixa das 10 indicações ao Oscar temos esse musical de 1972 que garantiu a Liza Minnelli o título de Melhor Atriz.
08. Quem Quer Ser Um Milionário?
Do diretor "lado B", Danny Boyle, esse filme gerou uma verdadeira controvérsia sobre o merecimento das estatuetas que ganhou, mas de qualquer forma, só deu o colorido de Quem Quer Ser Um Milionário? em 2008, levando os 8 Oscar das 10 indicações.
9 Oscar
07. O Paciente Inglês
Do diretor Anthony Minghella, contando com Ralph Fiennes e Juliette Binoche, o drama/romance de 1996 ganhou 9 prêmios dos 12 a que foi indicado.
06. O Último Imperador
Em 1987, Bernardo Bertolucci dirigiu esse drama de 165 minutos que conquistou 9 de 9 indicações.
05. Gigi
Da mesma forma que O Último Imperador, o musical de 1958 venceu em todas as categorias a que foi indicado.
10 Oscar
04. Amor, Sublime Amor
Mais um musical que ganhou 10 Oscar de 11 indicações.
11 Oscar
03. Titanic
.
Iniciando a pequena lista daqueles que tiveram o maior número de vitórias, temos essa obra do já genial James Cameron que foi duramente criticada antes de seu lançamento, mas que surpreendeu a todos quando chegou às salas de cinema e conquistou espaço entre as maiores bilheterias da história. Ainda deu espaço para que os jovens Leonardo DiCaprio e Kate Winslet fossem lançados ao estrelato e se tornassem dois dos maiores atores da atualidade. Graças a Titanic, o diretor Cameron pode enfim iniciar a produção de sua tão sonhada obra megalomaníaca Avatar, que acabou se comfirmando um sucesso também. Parece que tudo que ele toca, vira ouro, e com Titanic, 11 estatuetas foram ganhas das 14 indicações.
02. Ben-Hur
.
Indicado a doze prêmios, um dos maiores épicos da história do cinema, até hoje servindo de referência para muitos sucessores, deu ao finado Charlton Heston o prêmio de Nelhor Ator e garantiu uma posição especial na memória de muita gente. Mesmo o épico mais atual em voga, Galdiador, se inspira em clássicos momentos de Ben-Hur, como a batalha em bigas.
01. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
.
Das 11 indicações que teve, ganhou 11, não deixando espaço para mais ninguém na premiação de 2004. Sendo uma das maiores obras cinematográficas de todos os tempos, O Senhor dos Anéis teve seu fechamento glorificado por essa aventura dramático-épica que elevou os níveis do cinema na época a patamares inimagináveis, tanto que James Cameron só acreditou que poderia produzir seu Avatar depois de ver Gollum em cena, com toda a revolução técnica do motion capture, alcançada por Peter Jackson. Levando para as telas uma das grandes obras literárias de sempre, Tolkien foi mais que honrado com esse filme. Até a chegada de O Senhor dos Anéis, os filmes de fantasia eram relegados a premiações técnicas e produções que não tinham todo o apuro que mereciam, mas depois de Peter Jackson e equipe, ficou provado de uma vez por todas que bons filmes não se fazem só com musicais e dramas. É de longe o meu preferido da lista e com certeza merece estar no topo (e que venha logo O Hobbit!).
Até o próximo Especial Oscar 2011!