Anunciando: Novidades sobre O Hobbit - Parte 1


Todos os fãs de Tolkien e da fantástica trilogia cinematográfica criada por Peter Jackson tremeram quando se anunciou que a MGM estava falida e que a produção do filme O Hobbit não iria para frente, porém isso são águas passadas. De lá para cá, muitas notícias vieram e muita coisa mudou. Seguindo a ideia de Caio Delcolli, do blog Garoto Desocupado, que há tempos lança novidades sobre X-Men: First Class, pretendo publicar uma leva de notícias sobre o andamento das filmagens de O Hobbit. Primeiro, vamos aos anúncios mais antigos:

Guillermo Del Toro, que comandaria a cadeira da direção deixou o projeto tornando-se apenas um dos produtores, e para a felicidade geral da nação quem assumiu o posto foi nada mais nada menos que Peter Jackson, o homem que conseguiu levar aos cinemas a adaptação de O Senhor dos Anéis, um dos maiores livros da literatura mundial. O ator Andy Serkis foi confirmado para reprisar seu papel como Gollum, bem como Ian McKellen como Gandalf, Hugo Weaving na pele de Elrond e Cate Blanchett interpretando sua equivocada Galadriel (?). Vai saber onde vão encaixar Cate e sua elfa, mas como cinema pede uma certa continuidade, e trazer de volta velhos personagens ajuda nesse quesito, resta confiar em Jackson e torcer para que seu bom senso permaneça firme.

Além da escolha de atores, da qual falo mais em um instante, a produção de O Hobbit passou por maus-bocados quando, já decidido que as filmagens seriam na Nova Zelândia, mesma locação de O Senhor dos Anéis, uma greve de atores ocorreu. Entre protestos e discussões, o estúdio, os sindicatos e os próprios atores chegaram a um lugar-comum e a pré-produção pode seguir, firme e forte.

Em seguida, tivemos a ótima notícia de que a cadeira de compositor seria mais uma vez ocupada por Howard Shore, o mesmo que fez a trilha vencedora do Oscar para toda a trilogia do Anel. Elogiadíssimo em suas composições, Shore criou uma espécie de alma própria para a jornada de Frodo e seus companheiros de uma maneira nunca antes vista no cinema.


Voltando ao elenco, vários atores se juntaram a O Hobbit para interpretar a leva de anões que acompanha Bilbo Bolseiro e Gandalf nas aventuras rumo à Floresta da Trevas e às montanhas dos anões. Entre os escolhidos, conheço bem dois: John Nesbitt, da série The Deep, que atuará como Bofur, e o excelente Richard Armitage, que fez o papel do xerife em Robin Hood da BBC, na pele de Thorin Escudo-de-Carvalho.

Mas as grandes surpresas não param por aí. Dois atores das antigas também estão sendo especulados para uma possível aparição de forma orgânica: Orlando Bloom como o elfo Legolas, e Elijah Wood na roupagem de Frodo, o sobrinho de Bilbo. Por falar em Bilbo, agora personagem central da trama, o ator que o interpretará já está decidido e surgiu como uma grata surpresa. Ele é nada mais, nada menos que Martin Freeman, o Dr. John Watson da excelente minissérie Sherlock Holmes. Se a capacidade de Freeman como ator crescer juntamente com o personagem que agora ele tem em mãos, podemos esperar um hobbit ainda melhor que o Sam de Sean Astin.



Com essas notícias, encerro aqui a primeira parte desses anúncios sobre as novidades da produção de O Hobbit para os cinemas. Aos que ainda não sabem, a obra será dividida em duas, tendo sua "parte um" com estreia marcada para dezembro de 2012, e a segunda para o mesmo mês de 2013. Daqui até lá, muitas águas vão rolar e, com certeza, tantas outras novidades surgirão. O Caio em Coluna estará a postos para publicar qualquer nota que surgir.

Por enquanto, contendo a ansiedade crescente, deixo-os com um trailer de aproximadamente 7 minutos que relembra a jornada da trilogia do Anel.

Que os elfos guiem nosso caminho!

Fonte: Cinema em Cena.